Gorduras boas ajudam no emagrecimento?

Gorduras Boas Ajudam No Emagrecimento
Alimentação, Dicas de Saúde,

Gorduras boas ajudam no emagrecimento?

Como podemos dizer que as gorduras ajudam no processo de emagrecimento? As gorduras nem sempre são as vilãs, elas podem ser uteis para o nosso organismo, alguns antioxidantes, outras evitam o processo de inflamação e ainda podem até evitar o câncer.

 

Mas de quais gorduras estamos falando?

Das gorduras INSATURADAS, elas são encontradas sob duas formas: poli-insaturadas e monoinsaturadas. As gorduras insaturadas são encontradas nos vegetais, sementes, frutos do mar, oleaginosas, castanhas, óleo de coco, azeite de oliva extravirgem, abacate, nozes, óleo de macadâmia e óleo de amêndoas. Nestas substâncias podemos encontrar ômega 3 e 9.

As gorduras do tipo poli-insaturadas são ácidos graxos que reduzem os riscos de inflamação, dor, câncer e doenças degenerativas do sistema nervoso central. Este tipo de gordura pode ajudar a emagrecer, uma vez que melhora o aproveitamento da insulina evitando que a gordura fique acumulada no organismo. Elas são encontradas nos óleos vegetais (girassol, milho, soja), peixes gordurosos (salmo, atum, arenque, sardinha, dentre outros), semente de abóbora e linhaça.

Já as gorduras do tipo monoinsaturadas são os ácidos graxos responsáveis pelo alto nível de HDL no organismo e redução do mau colesterol. Este tipo de gordura encontrada no azeite de oliva extravirgem, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas e abacate.

Gorduras Boas Ajudam No Emagrecimento Protegem

Gorduras Boas Ajudam No Emagrecimento Protegem

Óleo de coco! Rico em gordura saturada, além de ter ao antioxidante, possui vitamina E, que ajuda na redução do LDL e colabora no processo de emagrecimento. Ele tem fácil absorção e não necessita de enzimas para sua digesto, termogênico e estimula a glândula tireoide.

 

Quais gorduras evitar

As gorduras que devem ser evitadas são as do tipo saturadas, pois estão relacionadas ao aumento do LDL (chamado mau colesterol). Podem ser encontradas em alimentos de origem animal, como as carnes vermelhas, leite e derivados. Devem ser evitados produtos e óleos processados que contenham gordura trans como o óleo de girassol, soja e milho.