Pais estressados criam filhos obesos

Escrito por
Canal Guia do Bebê e da Criana

Diante de diferentes questes que abordo no processo de avaliao psicolgica, um dos pontos mais importante identificar junto com o paciente o que significa para ele o momento da refeio.

Não somente a relao da pessoa com o alimento, mas sim, o que significa o momento em que ele dedica para alimentar-se. Parece algo corriqueiro, algo automtico, mas que diz muito sobre como está a saúde mental e emocional do paciente.  Como psicloga infantil, percebo que muitos pais no compreendem o quo importante significa este momento. Não somente o que ingerido, mas também como e com quem. 

 

Desde bebê a primeira relao de confiana dar-se- por meio da alimentao. Todos os cuidados básicos devem ser executados por pessoas de confiana, porém, o seio materno ou o substituto (na ausncia do leite materno) sempre sugerido que ocorra de maneira calma, afetiva e com o mximo de contato visual. Ao longo do tempo em que a criança vai aprendendo a relao com o alimento, vai mostrando aos pais, o seu temperamento (como permanece durante) e, tendenciosamente, o tipo de paladar que ter. Por meio desta interao vão sendo modelados os comportamentos de autonomia, controle ou mesmo compulso. Enfim, no momento da refeição podemos conhecer muitos dos pais, assim como das crianas. 

 

Mas esta realidade bem desenhada no acontece em muitas famlias, onde os pais, em consequência de diferentes fatores, encontram-se estressados e acabam utilizando de estratgias disfuncionais e imediatistas para cumprirem o seu papel. Devido a correria, conflitos no comunicados, atrasos, cada membro da famlia come em locais diferentes na casa, comendo o que tiver. Ou comem todos sentados na mesa torcendo para que nada caia no local errado para no ser motivo de brigas. muito comum, ainda em muitas famlias, a no preocupao com a ingesto de nutrientes necessários para uma infncia saudável, mas sim, com as vantagens de uma alimentação que satisfaa o paladar ou mesmo somente sacie a fome. O perigo, nestes casos, ocorre quando a criança cria padres de compulso alimentar para lidar com a angstia ou com a sensao de vazio, ou quando a criança entende que comer s serve para satisfazer a sua vontade (manipular os pais). Aqui se encaixa aquelas crianas que gostam de bolachas, chocolate, etc. Todo tipo de “besteirinhas” que s servem para satisfao e no para nutrição. 

 

Alguns pais acreditam que o mal nestes casos, ocorreria se a criança tivesse uma propenso a engordar.  Crianas que no são ensinadas o valor da refeição crescem com pssimos hábitos, desenvolvendo distores em seu autoconceito e em sua autoestima, independente de seu estado fsico. Algumas crianas quando apresentam obesidade infantil, sofrem por ter que se privar de uma fonte de prazer e satisfao.  Algumas crianas quando apresentam outros prejuzos na saúde sofrem, porque os pais querem forar a ingesto de alimentos que eles próprios no comem, ou resistem para comer na tentativa de conseguir que suas vontades sejam satisfeitas. Alguns pais entendem que devem fazer dietas privativas para que o filho (a) emagrea ou padronizam de maneira controladora os tipos de alimentos para que o filho nunca coma uma “besteirinha”. Não quero focar aqui no conteúdo nutritivo ou tipos de alimentos, mas sim que os pais deveriam compreender o valor da alimentação saudável, e principalmente de como os momentos de refeição devem ser uma demonstrao de amor, de conhecimento e de aprendizado.   o momento de os pais pararem e refletirem sobre suas prprias vidas. um momento de aprender o valor do autocontrole e de como lidar com a frustrao.

Portanto, para que parar?  Nesta semana, observe como você tem feito o seu momento de refeição e como tem sido o momento do seu filho. Depois, observe o que vocês tem ingerido. Aps, pense: o que preciso mudar? A dinmica da minha casa para que o momento da refeição seja com qualidade ou os alimentos ingeridos ou os dois? 

 

Sem permissividades ou excessos, busque alternativas para que seus filhos cresam e lembrem-se dos momentos em que aprenderam, que a refeição um momento de estar com todos e a forma  de como se alimentam desenvolve  o auto cuidado e  o auto valor. 
 


O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas no substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma no autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia ser banida.


Francine Juliana Beiro

Formada em Psicologia pela Faculdade Associao de Ensino em 2003.
Formao em Terapia Cognitiva comportamental, com nfase na infncia e adolescncia.
Trabalha a 12 anos em clínica particular.
Trabalhou de 2005 a 2010 no atendimento de crianas e adolescente vtimas de violncia sexual. 
Formao em Agressores sexuais e perfis de vtima.
Em 2011, foi transferida para o CAPS infanto-juvenil, onde atua no momento.

Quer aquela fora na hora de ganhar músculos? Saiba que sua alimentação ajuda (E MUITO!) na construção de massa muscular, mas saiba que sozinha ela ...

Sim, possível mesmo, pois emagrecemos quando passamos a consumir menos calorias do que gastamos no dia a dia e nas atividades rotineiras. Porm, ...

Você já deve ter ouvido falar dos antioxidantes, aqueles que: Retardam o processo de envelhecimento; Previnem de doenças crnicas; Combatem os ...

Orientação comportamental com métodos da parap ...
Blog sobre saúde, beleza e bem estar.
Receitas sem açúcarReceitas sem açúcar
Categoria: AlimentaoRio Grande do Sul
O ebook 100 Doces sem Açúcar veio para permiti ...
Nutricenter ShopNutricenter Shop
Categoria: LojasJoinville
Loja central, rua Lages
Cils Parfait Cils Parfait
Categoria: BelezaJoinville
Alongamento de Clios
Tratamentos Corporais, Faciais e Planos de Ema ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account