Qual a melhor dieta durante a gestação?

Escrito por
Canal Guia da Gestante

Qual uma boa dieta durante a gestação? Em primeiro lugar, no faça regime! Agora no hora de passar fome. Tambm no hora de perder peso. Coma alimentos bons e nutritivos e, depois da gravidez, você perder todos os quilos que ganhou. Se você tem problema de peso – se está acima ou abaixo do peso ideal – talvez precise seguir um programa nutricional especial durante a gravidez. Converse sobre isso com seu mdico.

 

Quanto peso as mulheres costumam ganhar durante a gestação? O Colgio Americano de Obstetrcia e Ginecologia diz que um ganho de peso mdio de 13 quilos (ou uma faixa de 4,5 a 7,2 quilos) normal. Se você ganhar muito mais que isso, vai demorar mais tempo para perder. Portanto, embora você não deva fazer dieta durante a gravidez, no deve usar a gravidez como desculpa para comer o tempo todo, certo?

Alimentos ideais para comer

O guia de nutrição para a gestação abaixo foi adaptado do Boletim do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Aqui estão descritas as principais categorias de alimentos, com exemplos de uma poro:

AS OPÇÕES DIRIAS DE ALIMENTOS
Pes, cereais, gros integrais: 6 a 11 pores dirias
  • 1 fatia de po;
  • 1 po de hambúrguer ou brioche;
  • 3 a 4 bolachas cream-cracker pequenas ou 2 grandes;
  • 1 xcara de cereal, massa ou arroz cozido;
  • 1 xcara de cereal pronto para comer;
Frutas: 2 a 4 pores dirias
  • 1 ma mdia, banana ou outra fruta;
  • 1 xcara de fruta fresca, cozida ou enlatada
Legumes e verduras: 3 a 5 pores dirias
  • 1 xcara de verduras cruas
  • 1/2 xcara de verduras ou legumes cozidos ou cortados crus
Carne, aves, peixe: 6 a 7 onas dirias
  • 1 ovo
  • 1 xcara de feijes cozidos;
  • 2 colheres de sopa de doce de leite
Leite, queijo, iogurte: 4 pores dirias
  • 1 xcara de leite
  • 1 xcara de leite desnatado
  • 230 g de iogurte
  • 30 g de queijo natural
  • 60 g de queijo processado
Gorduras e doces: Limite as gorduras e os doces
Você pode comer manteiga, sorvete ou queijo cremoso como faria normalmente. Doces podem ser consumidos com moderao, mas evite consumir grandes quantidades de calorias sem nutrientes para no perder o controle do peso.

CALORIAS

A maioria das mulheres grávidas precisa de 300 calorias adicionais por dia. Isso equivale a dois copos de leite desnatado, uma xcara de sorvete, uma baguete com queijo cremoso ou um sanduíche de atum.

DESEJOS POR COMIDA

Não se sabe porqu, mas algumas mulheres costumam ter desejos por comidas diferentes durante a gestação. pouco provvel que esses desejos resultem de deficiências alimentares. Não há razo para evitar comer o que se deseja, desde que se coma com moderao para evitar um ganho de peso muito grande. O desejo de comer coisas estranhas como barro e goma para roupas acontece com algumas gestantes, infelizmente. Se você sentir essa vontade, informe o seu médico.

PROTENA

Mulheres grávidas precisam de 60 g de protena por dia. Uma xcara de leite ou 30 g de carne vermelha contm aproximadamente 10 gramas de protena. Carnes magras, aves, peixe, feijes secos, lentilhas, nozes, ovos e queijo são boas fontes de protena. Evite queijos suaves no pasteurizados, como Brie e jalisco. Evite também carnes cruas ou mal passadas, pois podem conter bactrias que vão prejudicar o seu bebê.

CLCIO

O clcio necessário durante a gravidez para a formao dos ossos e dentes do bebê. A cota diria de clcio recomendada durante a gestação de 1.200 mg por dia. O clcio pode ser obtido em vegetais de folhas verdes, suco de laranja, leite, iogurte e queijo. Você deve comer quatro pores de alimentos ricos em clcio diariamente.

FERRO

Você precisa de 15 a 30 mg por dia. Peixe, aves, cereais ou gros integrais, vegetais de folhas verdes, legumes, frutas secas, ovos, fígado e carne vermelha são boas fontes de ferro. A maioria das mulheres toma suplementos desse mineral no segundo e terceiro trimestres da gestação mas, se sua dieta for rica em ferro, isso no ser necessário.

VITAMINAS E SUPLEMENTOS MINERAIS NO PR-NATAL

Apesar de as vitaminas e suplementos minerais no serem necessários para quem come uma dieta balanceada, muitos obstetras acham que eles no fazem mal e que, portanto, podem ser usados. Contudo, eles no devem ser usados para substituir uma dieta balanceada. Consulte o médico antes de tomar quaisquer vitaminas e suplementos. Mantenha todas as vitaminas e preparados em ferro longe do alcance das crianas para evitar overdoses acidentais.

CAFENA

O ideal consumir moderadamente. Não beba por dia mais do que duas bebidas base de cafena (como caf e refrigerante).

ASPARTAME (NUTRASWEET)

O aspartame foi aprovado pelo “Food and Drug Administration”, rgo dos Estados Unidos, equivalente nossa Vigilncia Sanitria, para consumo moderado durante a gravidez.

SDIO (SAL)

O sódio um nutriente importante, e a maioria das mulheres o consome em quantidades suficientes na dieta. H algum tempo, o consumo de sódio durante a gravidez era restrito. Hoje em dia, os mdicos já sabem que no há perigo para a gestante, desde que ela no apresente risco especfico, como presso alta.

LCOOL

A sndrome fetal do lcool foi reconhecida pela primeira vez nos anos 80. Nesta sndrome, bebs recm-nascidos, que foram expostos ao lcool durante a gestação, mostram sinais de retardamento mental e anormalidades físicas. Não se sabe exatamente a quantidade de lcool que causa o problema. Portanto, no recomendvel que gestantes consumam lcool.

Fonte: Pampers


O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas no substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma no autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia ser banida.


Redação PEF

Uma Revista Digital com conteúdo atualizado constantemente para informar, orientar e incentivar a prática de hábitos saudáveis.

Muitos praticantes de musculação ou outra atividade física ainda estão descontentes com seus resultados mesmo depois de anos de prtica. Os motivos ...

Perder gordura corporal, certamente um dos assuntos mais falados nas academias. Como fazer este ou aquele músculo se tornar mais visvel, uma ...

Você sabia que muitos temperos além de dar sabor para os pratos oferecem muitos benefcios para o nosso corpo? Alguns temperos podem ser grandes ...

Blog sobre saúde, beleza e bem estar.
Gorduras trans, o que são? e quais são os efei ...
Receitas sem açúcarReceitas sem açúcar
Categoria: AlimentaoRio Grande do Sul
O ebook 100 Doces sem Açúcar veio para permiti ...
Orientação comportamental com métodos da parap ...
Tratamentos Corporais, Faciais e Planos de Ema ...
Cils Parfait Cils Parfait
Categoria: BelezaJoinville
Alongamento de Clios

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account