Grávida em excelente forma, veja como

Escrito por
Canal Guia da Gestante

Regular o peso durante a gestação parece difcil, mas no , no exige dietas mirabolantes e perigosas e no exige que a futura mamãe passe fome, muito pelo contrrio. Para uma gestação saudável,  e com aumento de peso dentro do ideal, basta uma alimentação balanceada.

Regras bsicas

Durante a gravidez, a mamãe no poder jamais ficar horas e horas sem comer, “passar fome” para no engordar, no dever recorrer a remdios milagrosos e muito menos  forar nos exercícios físicos – recursos que muitas mulheres utilizam quando estão desesperadas para perder os quilos a mais.

 

Não esqueça – você está gerando um ser e requer cuidados especiais.

Você deve se exercitar sim, mas dentro das suas condies físicas e das orientações do seu médico. Controlar  o consumo de alimentos desde o incio da gestação no deve ser motivo de preocupao para as futuras mamães, pois todos os especialistas destacam que nesse perodo o consumo calórico mdio da mulher deve aumentar de 2.200 calorias por dia para 2.500, ou seja, ningum recomendar que uma grávida fique sem comer. Você s precisa dosar aquilo que pe no prato, principalmente a qualidade – refrigerantes, excesso de doces, gorduras e frituras – isso sim faz mal e engorda.  Hoje um pastelzinho, amanhã um bolinho e por a vai.

 

As mamães no devem fazer regime durante a gestação, pois a perda de peso, com a queima de gorduras, gera substncias que podero resultar na m-formao da criana. A alimentação essencial em todas as fases da gestação, pois influencia no desenvolvimento do bebê, no trabalho de parto e até no seu leite. Porm, a dieta na gravidez no nenhum sacrifcio. uma dieta comum e equilibrada com o objetivo de suprir s necessidades da mamãe e do bebê. Alimentos saudáveis que devem fazer parte do seu cardápio.

 

A alimentação deve ser basicamente hipocalrica, ou seja, com poucos alimentos energticos e hiperprotica, ou seja, com o consumo de alimentos construtores, ricos em vitaminas e sais minerais, e bastante rica em frutas, verduras, cereais integrais, líquidos e fibras que evitaro a constipao, ou intestino preso, o que costuma se elevar nessa fase em razo  da maior presso do tero sobre o trato gastrointestinal e da natural redução dos exercícios fsicos.

 

Conselhos simples

  • Fazer de cinco a seis refeições por dia – de 3 em 3 horas;
  • Consumir pelo menos uma fruta em cada refeio, pois ela auxilia no equilbrio da glicemia e mantém energia para o sistema nervoso central;
  • Evitar alimentos refinados como doces, bolachas, pes brancos, etc;
  • Ingerir salada verde e crua, tanto no alémoo como no jantar;
  • Comer no mximo 100 gramas por refeição de cada grupo de arroz, de feijão e de carne.

 

Não há nada proibido para a grávida, mas importante manter o hbito de fazer sempre as escolhas pelos alimentos saudáveis. Evite consumir em demasia produtos qumicos e industrializados, acar, adoantes que contenham aspartame ou ciclamato, optando adoantes base de estvia. Cafena e lcool, nem pensar.

 

As atividades físicas são bastante recomendadas para manter o peso ideal, porém, na fase gestacional há alguns limites de esforços. Os exercícios no podem ser muito intensos, mas, ao contrrio do que muitos pensam, deve sim ser praticados regularmente.

 

Uma caminhada ou Pilates, por exemplo, no faz mal maioria das grávidas e contribui para a auto estima da futura mamãe, além de auxiliar também nas funções intestinais. O ideal seguir orientação do seu médico sobre  o tipo de exercício que pode ser feito – o que varia de mulher para mulher. O correto que a gestante chegue ao final do perodo gestacional com, no mximo, 12 quilos a mais acima do seu peso inicial.


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