Fique linda durante a gestação

Escrito por
Canal Guia da Gestante

Que mulher nunca teve dúvidas de beleza, alimentação ou saúde na vida? Amulher quando está grávidaprecisa se cuidar ainda mais para ficar atraente e com a auto estima elevada enquanto espera achegada do seu beb.

O importante entender que as mudanas acontecero, mas a gestante deve se sentir bem com a sua barriguinha e com sua aparncia. Deve se achar bonita e atraente. E durante os nove meses muitas dúvidas aumentam ainda mais em relao ao que pode ou no ser feito.

Por conta disso, vrios mitos foram criados ao longo das geraes e, com certeza, você já deve ter ouvido muitos deles por a. So opinies de mes, tias e amigas que vão causando preocupao, dúvidas e sabe lá o que fato ou no.

A beleza exterior depende da felicidade que a mulher sente. Aauto-estima na mulher grávida fundamental. E como ela querficar lindae com aparncia saldável durante o perodo que ela o centro das atenes, pesquisamos algumas perguntas que mais afligem as grávidas, e que, uma vez esclarecidas, vão deix-la mais linda e plena nessa fase especial, para se preocupar somente com a chegada do bebê.

1. Passar leo de amndoas na barriga evita estrias.

Verdade. Qualquer produto utilizado com frequência e que hidrate a pele, como o leo de amndoas, a semente de uva e a rosa mosqueta, vai prevenir as estrias. Com a pele hidratada, o estiramento natural da gravidez diminudo, no causando o rompimento das fibras que causam o surgimento das estrias.

2. Não se pode tratar a pele com manchas durante a gravidez.

Mito. Utilizar adequadamente o filtro solar com proteo contra os raios ultravioletas já ser muito benfico. Fora este indispensvel cuidado dirio, há alguns ativos, como o 61arbutin, o algowhite, o belides e a nicotinamida, que podem ser prescritos sem nenhum problema. “Aps o primeiro trimestre, a gestante pode realizarpeelingsfsicos, como o de diamante e o de cristal ou a combinação das duas técnicas”, afirma o dermatologista Fernando Bezerra.

3. Cremes com cnfora e outras substncias em sua frmula para relaxamento das pernas no devem ser usados porque pode haver absoro pelo organismo.

Verdade.Alguns produtos podem ser absorvidos e fazer mal ao bebê, além de causar irritaes e alergias, já que a pele da gestante mais sensvel. O ideal dar preferncia arnica e aos extratos vegetais.

4. A gestante no pode fazer nenhuma colorao nos cabelos.

Meio mito, meio verdade. Como já dito anteriormente, a pele da gestante se torna muito sensvel na gravidez e isso inclui o couro cabeludo. A tintura pode causar alergia, além do fato de que algumas substncias da frmula das tinturas podem causar danos ao bebê. O ideal usar tonalizantesa partir do quarto mssomente com a avaliao do rtulo e a liberao pelo ginecologista.

5. A gestante no pode fazer escova progressiva durante a gravidez.

Verdade. A escova progressiva feita com a aplicao de formaldedo (ou formol), que pode ser absorvido pela pele e txico tanto para a gestante quanto para o bebê. Como impossível avaliar a quantidade da substncia que ser absorvida pela pele ou da inalao do produto, melhor evitar esse tipo de alisamento. Mesmo os sales que dizem no conter formol na composição dos produtos usados pelo profissional, melhor prevenir e no fazer.

6. Não se pode usar esmalte durante a gestação.

Mito.Não há contra-indicao para a utilização de esmalte. As unhas, assim como os cabelos e os pelos do corpo, tem o seu processo de renovao e crescimento mais acelerado na gravidez. O que pode acontecer são falhas na formao delas, o que traduzido em unhas mais frgeis e quebradias.

7. normal que os pós fiquem inchados com maior frequência.

Verdade.A circulação e a constituio do sangue, além da compresso das veias abdominais pelo tero, favorecem o inchaço das pernas. “O melhor evitar a ingesto excessiva de sal, beber muito lquido e deitar-se de lado, pelo menos, 1h por dia, para facilitar o trabalho dos rins. Se o inchaço também afetar o rosto e as mos, possível que esteja se instalando uma doença hipertensiva e melhor conversar com o seu obstetra a respeito”, alerta o ginecologista Carlos Eduardo Ayres Netto.

8. Na gestação, no se pode consumir produtos light ou diet, nem adoantes.

Mito. Os produtos diet e light tem o inconveniente de “enganar” o organismo do ponto de vista do consumo de acares. Isso pode dificultar a sensao de saciedade e levar a gestante a comer um pouco mais, o que pode ser refletido no ganho de peso. Quanto aos adoantes que eles contm, o ideal que a grávida consuma vrios deles, ao invs de utilizar sempre o mesmo, para evitar a exposio do organismo mesma substncia, embora nenhum deles seja comprovadamente txico nas quantidades ingeridas normalmente.

9. A gestante no pode praticar exercícios físicos na gravidez porque corre o risco de perder o bebê.

Mito.A atividade física de extrema importância no perodo gestacionalpara o controle de peso e da presso arterial da mamãe. Os exercícios fortalecem a musculatura plvica abdominal, evitam as dores nas costas e auxiliam no trabalho de parto e na recuperação do ps-parto. Não há uma proibio para as atividades, desde que a mamãe esteja apta e avaliada pelo seu obstetra. Porm, devemos evitar riscos desnecessrios, como as quedas e os impactos. “Andar a cavalo, por exemplo, no faz mal ao bebê ou mamãe, mas pode oferecer risco de queda e dores nas costas. O nível de atividade nessa fase o que realmente interessa. Ele deve ser moderado, mas oferece benefcios, como o relaxamento e o suporte ao novo peso, e a atividade extremamãente agradvel nesse perodo”, sugere opersonal trainerAlexandre Bro.

10. Mesmo a gestante sendo sedentária, ela pode praticar atividades leves.

Verdade.Atividades regulares ajudam a manter a forma e promovem saúde e bem-estar, através dos neurotransmissores otimizados, como aserotonina e a endorfina. Atividades leves e moderadas estão liberadas, desde que tenha o aval do médico.

11. H exercícios de alongamento que melhoram a dor nas costas, constante nesse perodo.

Verdade. Vrios alongamentos promovem relaxamento, aumentam a oxigenao muscular, além de diminurem e evitarem tenses.

12. A grávida no pode praticar pilates ou Yoga.

Mito.Enquanto o tamanho da barriga permitir os movimentos, ela pode praticar as atividades, que, alis, são excelentes.

13. A mulher grávida deve comer por dois.

Mito.Para o crescimento saldável do bebê, ele não precisa da mesma quantidade de nutrientes que a me. Por isso, no necessário dobrar a alimentao. “Em geral, a gestante precisa de cerca de 300 a 500 calorias adicionais em sua rotina alimentar. Essas calorias extras são importantes para o desenvolvimento da criana, mas indispensvel ter um acompanhamento nutricional adequado”, afirma a nutricionista Fernanda Furmankiewicz.

14. A mulher deve comer bastante canja e canjica e beber cerveja escura para ter mais leite.

Mito.O que auxilia na produo de leite a ingesto de muita gua, sucos de frutas e água de coco, além da prpria amamãentao, que estimula a produo de mais leite.

15. Comer somente frutas ajuda a melhorar as nuseas matinais.

Mito.As frutas aumentam os níveis de glicose no sangue, mas o de açúcar volta a cair rapidamente, causando ainda mais enjo do que antes. Para evitar que isso acontea, o ideal associar proteínas e carboidratos em todas as refeições, além de se alimentar com frequência, pelo menos, a cada 2h.

17. A prisão de ventre pode diminuir com o consumo de frutas, legumes e verduras.

Verdade.A gestante deve consumir, pelo menos, três frutas por dia, além de legumes e verduras no alémoo e no jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação. Beber muito lquido também ajuda bastante.

16. Beber muito lquido ajuda a gestante a no ter retenção de lquido.

Verdade.Deve-se beber líquidos constantemente, de 1,5 a 2 litros por dia. Isso ajuda a combater os inchaos comuns na gravidez.

18. Controlar a alimentação pode combater a azia.

Verdade.Consumir alimentos com baixo teor de gordura e evitar ingerir líquidos durante as refeições facilitam a digesto e evitam a azia.


O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas no substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma no autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia ser banida.


Redação PEF

Uma Revista Digital com conteúdo atualizado constantemente para informar, orientar e incentivar a prática de hábitos saudáveis.

Quando falamos em técnica de corrida, uma dúvida freqente, tanto de corredores novatos como de experientes, com relao ao comprimento e ...

Você já deve saber que para pular para um manequim a menos, você deve enxugar em torno de 4 a 5 kg, certo? E se você conseguisse essa faanha até a ...

No. E muitas pessoas crem que ingerindo alimentos integrais estaro necessariamente consumindo alimentos light, pois acham que tem menos calorias ...

Blog sobre saúde, beleza e bem estar.
Receitas sem açúcarReceitas sem açúcar
Categoria: AlimentaoRio Grande do Sul
O ebook 100 Doces sem Açúcar veio para permiti ...
Marketing Médico - Marketing tico para profis ...
Nutricenter ShopNutricenter Shop
Categoria: LojasJoinville
Loja central, rua Lages
Estética Facial e Corporal de Qualidade e Resu ...
Agência de marketing digital em Joinville - Ma ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account