Joinville, 20 de Abril de 2014

Tipos de Whey Protein e o melhor pra você

Compartilhar:

Cientistas têm comprovado que a suplementação com proteínas potencializa os resultados esperados de treinos intensos com exercícios de resistência. Pesquisadores confirmam que as fontes de proteínas não são todas iguais em termos de benefícios que podem propiciar à saúde em geral e à composição corporal em particular.

Uma quantidade sempre crescente de evidências científicas indica que as proteínas do soro (whey protein) são feitas sob medida para promover uma melhora consistente no volume corporal, sobretudo quando combinadas com exercícios de resistência.

É preciso ficar alerta a alguns detalhes quando for escolher o seu whey protein na loja. Observar os ingredientes que nela contém é extremamente importante para poder obter resultados significativos e não comprar à toa um produto que pode não oferecer os benefícios almejados.

A lei exige que se coloque na ordem o que mais contém no pote de whey. Por exemplo: Ingredientes: Proteína do soro do leite Isolada, proteína do soro do leite concentrada, peptídeos do soro do leite, cacau, sal, aroma natural e artificial, estabilizante lecitina de soja, edulcorantes artificiais sucralose e acessulfame.

Existem wheys que supreendentemente possuem maltodextrina em primeiro lugar, portanto fiquem atentos. Outro fator muito interessante é observar que tipo de adoçante é usado. Alguns são adoçados com sucralose, que no caso é mais encontrado em wheys importados e é considerado o melhor adoçante do mundo. Em outros, na sua maioria de origem nacional, verifica-se aspartame, glúten e outros adoçantes prejudiciais.

Alguns benefícios mais do Whey Protein:

  • Combinação ideal de aminoácidos para melhorar o volume corporal, a performance atlética e o crescimento dos músculos;
  • Promove maior retenção de nitrogênio – fator de crescimento muscular;
  • Solúvel, muito fácil de digerir, altíssimo valor biológico, eficientemente absorvido pelo corpo;
  • Sacia a fome mais rapidamente que outras fontes de proteína e mantém a massa muscular – metabolismo alto;
  • Contém ingredientes bioativos como imunoglobulinas e lactoferrinas, que ajudam na manutenção de um sistema imunológico saudável;
  • Rica em ocorrência natural de Glutamina, aminoácido não essencial que promove efeito de volumilização celular;
  • Possui altas concentrações de BCAA;
  • Comparado grama-a-grama com outras fontes de proteína, o Whey fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de gordura e colesterol;
  • Ação antioxidante, aumenta os níveis de Glutationa-GSH;
  • Contribui para a redução dos sintomas de overtraining.

Tipos de Whey Protein e o mais indicado para você

Whey Protein Microfiltrada

Conhecida também como lactoalbumina, é a mais completa fonte de proteínas existente. É a mais tradicional forma de whey, obtida através da proteína do soro do leite, com um perfil de vários aminoácidos essenciais sendo que tem em grande porte os 8 aminoácidos essenciais aos quais não são produzidos pelo organismo e devem provir da dieta. Este whey é rico também em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s) Esta forma é a maior fonte de BCAA’s existente entre os alimentos.

Whey Protein Concentrado

O whey protein concentrado possui componentes bioativos que aceleram o anabolismo, ou seja, o processo de recuração pelo fornecimento de proteínas neste caso é mais acelerado. Ótimos para acompanhar seus alimentos preferidos ricos em carboidratos. A porcentagem de proteína deste produto pode variar de 34% a 80%. O restante do produto consiste de lactose (4 a 8%), minerais e umidade. Sua absorção é mais lenta comparada aos outros tipos de whey, pelo fato de conter quantidades significativas de outros nutrientes.

Whey Protein Isolado

Neste caso, este whey protein apresenta 95% de proteínas, a diferença entre os outros está no processo de extração, este é extraída por um processo de ionização. Geralmente são isentos de gordura, carboidratos e lactose. Recomendados especialmente para logo após acordar e depois de malhar ou praticar exercícios intensos.

Whey Protein Hidrolisado

Este é um tipo menos comum e mais caro também. Basicamente, a proteína aqui é pré-digerida. É o whey protein com maior número de proteínas, o termo hidrolisado é porque este whey protein é extraído através de um processo chamado hidrólise enzimática. Nesse caso, a proteína tem maior velocidade de absorção dentre todos os wheys assimilados no músculo, alcança até 92% das proteínas no processo de extração do soro.

Whey Protein Isolada Ion Exchange

Essa proteína isolada é extraída através de um processo chamado de troca iônica onde permite que se alcance 95% das proteínas. Ela é de alto valor biológico (High – VB) e seu processo de extração lhe dá o maior aporte de proteínas nobres concentradas, com um teor extremamente baixo em gorduras e carboidratos.

Ao escolher o melhor tipo de whey protein para seu caso, avalie os ingredientes do produto que você pretende adquirir e de preferência converse com um profisisonal especialista em Nutrição Esportiva. Geralmente o produto tem nome de Whey, porém, ao observar os ingredientes encontrados na página do produto ou no verso do pote, você descobre que, por exemplo, outras fontes de proteína, como albumina e proteína da soja, foram adicionadas. Assim, se o produto possui mais de uma fonte de proteína (que não seja a proteína do soro do leite) em sua composição, você já fica ciente que não é 100% de Whey Protein. É essencial você ficar alerta a isso para poder comparar, verdadeiramente, qualidade e preço entre diferentes marcas e produtos, tanto nacionais quanto importadas.

E ainda alguns suplementos de Whey Protein possuem mais carboidratos por porção do que outros, e isso sem dúvidas terá um impacto bastante grande na quantidade de proteínas que você está consumindo e nos seus objetivos.

Leia mais matérias em Performance EsportivaDicas de TreinoAlimentação Saudável

Clique e encontre Lojas de Nutrição Esportiva e Personal Trainers em Joinville

Ainda não curtiu nossa Fan Page? Então clique aqui

O Portal em Forma tem caráter informativo fundamentado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho profisisonal na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.

O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital a não ser com a devida citação e link para o Portal em Forma, de acordo com a lei 9610/98

Compartilhar:
5 Comentários
  1. Mas é verdade q as whey importadas são melhores ? Ou dá pra confiar 100% nas nacionais , comecei a usar uma da integral médica com um preço razuável e estou gostando ! Pelo menos no rótulo diz que tem 15g de proteína 2,2 de carbo ,e realmente ela sacia a fome.O problema é q existem muitas opçoes de whey nas lojas e o dificil é saber qual é a mais indicada .

  2. Ah !e mais uma dúvida! quanto mais cara a whey protein for será mais eficiente pros músculos ou dá pra levar uma boa e mais em conta com um preço mais acessível e garantir bons resultados na performance?

    • Olá Matilde,
      Nem sempre a mais cara é a melhor e sim aquela que oferece uma melhor composição de ingredientes para o seu objetivo e que seja de origem reconhecida, pois muitas marcas acabam acrescentando ingredientes sem efeito algum. A grande diferença entre os dois whey proteins está no preço e no marketing feito em cada um. Pedir orientação a quem está vendendo (Loja de Suplementos) ou a um Personal Trainer é fundamental.
      Abraços da quipe

  3. Olá!

    o que acham da isopure low carb?
    Eu tomo 3 ou 4 vezes por semana, consoante as vezes que vou ao ginasio

    O meu objectivo é ganhar massa muscular

    (como ja tem hidratos de carbono, preciso tomar na mesma juntamente com algum carbohidrato? eu normalmente como uma bana depos bebo a whey com agua) obrigada!!

  4. Crispiniano araujo santos

    qual o melhor suplemento exemp proteina prá quem corre todos os dias profissionalmente?

Deixe seu comentário

Previsão do tempo para:
[X]
  Joinville / SC Assista o vídeo
Hoje - 20/04 Dom
27ºC
20ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
21/04 Seg
26ºC
19ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
22/04 Ter
27ºC
20ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
23/04 Qua
25ºC
19ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Fonte: ClimaTempo