Joinville, 21 de Agosto de 2014

O que não comer ao amamentar

Compartilhar:

por Redação

Não existem alimentos proibidos para a mamãe durante o período da amamentação, porém alguns bebês podem reagir a algum alimento que a mãe tenha comido.

Em cada país existem opiniões diferentes relacionados a determinados alimentos que podem causar transtornos no bebê, como: gases, choro, irritação, dificuldades para dormir, ou recusa ao leite. No entanto, é importante ter consciência que, quando a mãe pensa que um certo alimento pode causar problemas, é possível que tenha a tendência de atribuir a esse alimento qualquer problema que surja, devido a ansiedade. Mas é impossível saber previamente quais bebês irão reagir e a que alimentos.

O método das tentativas pode ser a melhor solução para a lactante, uma vez que estas reações variam muito de bebê para bebê. Portanto, a lactante deve ser orientada a não ingerir vários alimentos suspeitos na mesma refeição ou em refeições muito próximas.

Abaixo segue uma lista dos principais alimentos responsáveis por reações nos bebês quando ingeridos pelas mães durante o período de amamentação, bem como algumas soluções para contralar do problema:

Alimentos

Os brócolis, as couves, a couve-flor, a couve-de-bruxelas, o repolho e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas, além dos pimentos, pepino e nabo, apesar de muito ricos nutricionalmente, podem alterar o sabor do leite e causar desconforto (formação de gases) e irritação, que normalmente duram até 24 horas, no bebê.

Os aspargos, a cebola e o alho podem, igualmente, alterar o sabor do leite.

O leite e os derivados (leite, queijos, iogurtes e até a manteiga) podem causar reacções alérgicas no bebê, provavelmente isso ocorra se houver histórico de alergia ao leite e derivados na família. Os sintomas podem aparecer, desde minutos, até horas após a amamentação, e vão, desde diarréia, irritações de pele, desconforto e gases, à coriza (nariz a escorrer), tosse  e congestão nasal.

O chocolate pode causar irritabilidade e aumentar os movimentos intestinais do bebê.

Os cítricos (laranja, toranja, limão, tangerina), os morangos e o kiwi podem causar algum tipo de reacção na criança. Os sintomas mais comuns são: desconforto, vômito, diarreia, vermelhidão na pele e coriza.

As leguminosas (feijões, grãos, favas e lentilhas), apesar de muito ricas nutricionalmente, podem causar desconforto (formação de gases) também.

E claro, deixe de lado, para a sua saúde e a do seu neném, fast-foods, frituras, doces, alimentos enalatados, pois além de conter grandes quantidades de conservantes, possuem gordura e açúcar que em excesso, podem afetar diretamente o seu neném, além de prejudicar também a sua silhueta.

 Solução

É importante que a lactante esteja atenta aos sinais que o bebê pode apresentar durante a amamentação (rejeição ao leite) e após a mesma (gases, choro, irritação, dificuldades em dormir) se ingeriu um destes alimentos. Se estes sinais forem evidentes, pode-se procurar, inicialmente, reduzir a frequência de consumo e as quantidades ingeridas do alimento, mas se os problemas persistirem deve parar de dar a criança.

Qualquer alimento que manifeste alergia na mãe, no pai ou em parentes próximos da criança pode causar alergia também na mesma. Os alimentos que mais frequentemente causam alergia são:

  • O leite e os seus derivados;
  • O trigo;
  • Os cítricos (laranja, toranja, limão, tangerina);
  • O milho;
  • Os frutos secos oleaginosos (nozes, avelãs, amendoins, amêndoas, etc);
  • Os mariscos.

Os alimentos que não podem ser tirados do cardápio durante o período de lactação por serem importantes para a criança e para a mãe são:

  • As hortaliças como agrião, alface, espinafre, rúcula…
  • Frutas;
  • Azeite de oliva ;
  • Aveia;
  • Carnes magras;
  • Grãos integrais.

Se você mamãe tem alguma dúvida de alimento ou alguma sugestão, escreva para nós logo abaixo.

Leia mais: Guia do Bebê e da CriançaAlimentação SaudávelReceitas Saudáveis

Ainda não curtiu nossa Fan Page? Então clique aqui

O Portal em Forma tem caráter informativo fundamentado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho profisisonal na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.

O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital,  de acordo com a lei 9610/98.  O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização.

Compartilhar:
1 Comentário
  1. estou gravida do meu segundo filho passei muito aperto com o primeiro com dor de barriga. espero que com esse seja deferente gostei muito do que li em cima.

Deixe seu comentário


Warning: curl_setopt() [function.curl-setopt]: CURLOPT_FOLLOWLOCATION cannot be activated when safe_mode is enabled or an open_basedir is set in /home/lchoajft/public_html/wp-content/themes/portalemforma/google_weather.class.php on line 314
Previsão do tempo para:
[X]
  Joinville / SC Assista o vídeo
Hoje - 21/08 Qui
26ºC
16ºC
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
22/08 Sex
29ºC
13ºC
Sol com algumas nuvens. Não chove.
23/08 Sáb
29ºC
14ºC
Sol com algumas nuvens. Não chove.
24/08 Dom
30ºC
15ºC
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Fonte: ClimaTempo