Joinville, 23 de Julho de 2014

Gestação e Alergias: o que fazer?

Compartilhar:

A renite alérgica na gravidez tende a piorar no último trimestre devido as alterações hormonais. A gestante também pode ter asma, caso tenha propensão, devido a posição do bebê na reta final da gravidez, o que prejudica de leve a respiração.

A urticária pode ocorrer no final da gestação, com placas vermelhas sobre a pele, que coçam muito. Podem surgir também uma urticária colinérgica ou dermografismo, que com loratadina (antialérgico) tende a melhorar, mas só com autorização  médica.

A gestante jamais deve tomar medicamento ou receitas caseiras por conta própria por mais inofensivas que sejam, pois podem prejudicar a ela e ao bebê. Isso é de extrema importância, muitas vezes aquela receitinha que foi boa para sua mãe ou sua vó, pode não ser compatível com seu organismo e desencadear até algum problema mais sério.

Toda futura mamãe que sofre com alergia deve ser avaliada por um médico que vai orientá-la o que deve fazer e indicar a medicação que ela poderá tomar, se ele achar necessário.

A gestante alérgica não precisa sofrer de alergia durante o período gestacional. Atualmente,  há medicamentos e dosagens que ela pode tomar desde que orientada por um especialista.

Inclusive aquelas que já apresentavam alergia antes da gestação, deve  conversar com seu médico para adequar as dosagens e os medicamentos que poderá usar durante o período.

Existem algumas recomendações que ajudam a amenizar as alergias da mulher grávida como:

  • manter o ambiente arejado e limpo, a limpeza deve ser efetuada sempre com um pano úmido, evitar usar vassoura e aspirador de pó.
  • Lembre-se que qualquer tecido que esteja no armário há mais de três meses já conterá ácaros. Procure sempre manter os armários limpos e deixe as portas abertas sempre que possível
  • Evite o uso freqüente de inseticidas, desinfetantes e perfumes dentro da casa.
  • O ar-condicionado pode ser utilizado, desde que o filtro esteja limpo. Isso é um cuidado pouco realizado pelas pessoas, mas é de extrema importância principalmente para quem sofre de alergias.
  • O spray broncodilatador poderá ser utilizado em gestantes com crise asmática, desde que seja autorizado e acompanhado por um especialista.
  • Procure trocar pelo menos uma vez por semana a roupa de cama, para evitar a proliferação de ácaros, fungos e até mesmo da poeira que entra pela janela.

A sinusite e o refluxo gastroesofágico muitas vezes estão associados à asma e podem piorar com a gestação, devendo ser realizado o tratamento apropriado.

Enfim toda e qualquer alergia, mesmo na gravidez, deve ser tratada para que a mulher tenha uma condição de saúde boa nesse período, não sofrendo durante a fase mais gostosa da vida: a gestação.

Leia mais sobre em Guia da Gestante

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Previsão do tempo para:
[X]
  Joinville / SC Assista o vídeo
Hoje - 23/07 Qua
27ºC
15ºC
Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.
24/07 Qui
22ºC
17ºC
Chuvoso durante o dia e a noite
25/07 Sex
18ºC
10ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
26/07 Sáb
18ºC
7ºC
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
Fonte: ClimaTempo