Joinville, 24 de Julho de 2014

Vitamina D emagrece e seca a barriga

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Que a vitamina D é essecial para a saúde dos ossos e dos dentes, todo mundo já sabe. A substância também está associada à prevenção de inúmeras enfermidades, como diabetes do tipo 1, mal de Parkinson e depressão. A essa lista, soma-se agora uma novidade: o nutriente ajuda a evitar e a combater a obesidade.

Um estudo recente da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, revelou que pessoas com taxas mais altas de vitamina D no organismo reduzem com maior facilidade principalmente a região do abdômen.

Como o nutriente age na perda da barriga

1. A vitamina D promove o metabolismo da gordura, vetando a produção do hormônio da paratireóide, o que acelera a quebra da gordura pelo fígado.

2. Após, a vitamina D seca as gordurinhas – a substância ativa os receptores nas células adiposas, inibindo o seu crescimento.

3. A supervitamina também reduz o apetite, pois eleva a quantidade de leptina, hormônio que envia sinais de saciedade ao cérebro.

4. Por fim, o nutriente ativa a força dos músculos – ele facilita a redução do excesso de gordura no tecido muscular, fator ligado ao aumento da força.

Vitamina D é fundamental à saúde

Além de auxiliar na perda de peso, bons níveis do nutriente no organismo mantêm a saúde em dia. Confira alguns benefícios da substância:

1. Imunidade turbinada

A vitamina D tem o poder de estimular a atividade das células de defesa no momento em que elas necessitam agir.

2. Grande resistência a vírus

De acordo com uma pesquisa recente da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, pessoas com altos níveis de vitamina D ficam menos doentes do que as que têm taxas mais baixas. E, quando as “vitaminadas” adoecem, se recuperam muito mais rapidamente. Isso porque o nutriente ordena as células brancas a produzir um tipo de proteína que elimina a infecção.

3. Mal de Parkinson bem longe

Segundo um estudo publicado em julho na revista Archives of Neurology, a vitamina D tem uma ação protetora sobre o cérebro: ela regula os níveis de cálcio, melhora o trabalho dos neurônios e desintoxica as células, diminuindo o risco de desenvolver a doença.

4. Câncer reduzido

A vitamina D tem influência em muitos dos genes responsáveis pelo crescimento e pela sobrevivência das células malignas. Ela também induz o suicídio das células cancerígenas, chamada de apoptose. Estima-se que o risco de desenvolver câncer de mama caia de 30 a 50% e o de cólon, 50%.

5. Coração bem mais forte

Quem tem carência em vitamina D, afirmam os especialistas, corre um risco 80% maior de entupimento das artérias. Além disso, a substância regula mais de 200 genes e regula as contrações do músculo cardíaco. Os estudiosos  também acreditam que o nutriente esteja relacionado a uma pressão arterial mais saudável.

6. Amiga da longevidade

Taxas insuficientes de vitamina D elevam o risco de morte das mais variadas causas em 26%, em comparação aos indivíduos com altos índices da molécula.

7. Diabetes bem longe

Como a vitamina D estimula a produção de insulina, acredita-se que baixos níveis da substância estejam ligados ao diabetes. Um novo estudo mostrou que as crianças com deficiência no nutriente têm uma chance 200 vezes maior de desenvolver o diabetes do tipo 1.

Sim ao suplemento!

A única forma de descobrir se você tem carência de vitamina D é fazer um exame de sangue a cada seis ou oito meses. Caso o nível esteja abaixo do esperado, a saída é tomar suplementos nutricionais – importante: sempre sob a orientação de um médico ou nutricionista, nunca por conta própria.

E, normalmente, quem suplementa a vitamina D também deve reforçar os níveis de cálcio e magnésio no organismo, pois, para que ela possa trabalhar de forma eficaz, precisa que os dois minerais também desempenhem bem a sua função. Importante: para surtir efeito, a suplementação deve ser feita por, no mínimo, seis meses.

Principais fontes na natureza

As fontes naturais mais ricas em vitamina D são os óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, como as sardinhas, o arenque, o salmão e a sardinha. Os ovos, a carne, o leite e a manteiga também contêm pequenas quantidades. As plantas são fontes fracas e a fruta e os frutos secos não têm qualquer vitamina D. A quantidade de vitamina D no leite humano é insuficiente para cobrir as necessidades infantis.

O sol é a  mais poderosa fonte de vitamina D, que é produzida na pele em resposta aos raios UVB. Cerca de 20 minutos de exposição já é o suficiente. Isso não significa que todos nós devemos torrar no sol, tendo em conta os riscos que vêm com as queimaduras solares.

Segurança

A hipervitaminose D é um problema potencialmente sério dado que pode causar danos permanentes nos rins, retardação de crescimento, calcificação de tecidos moles e morte. Portanto, não utiliza suplementos sem a orientação de um profissional qualificado.


Confira mais matérias  em EmagrecimentoDicas de TreinoAlimentação Saudável

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2 Comentários
  1. oi..eu estou fazendo duas vezes por semana musculação, ja faz umas três semana que comecei, e pretendo definir meu corpo principalmente a barriga pois eu fico muito tempo sentada então cria aquele pneuzinho que ninguém aguenta ver. queria saber o devo fazer pra ajudar a perder mais rápido a barriga,pq minha alimentação não é a das mais saudáveis. se puder me passar um cardápio legal pra me ajudar eu agradesso e quais são essas Vitamina D emagrece e seca a barriga? obrigada. Tayane

  2. eu começei tomar vitamina d3 por minha responsabilidade porque mi sentia mal o meu mdico nao ligava e resolvi tomar agora sintome que esto a melhorarar pouco apouco mas esto so que sei que esto mas magra mas qondo me peso peso cada vez me peso estou aumentar de peso que acha?mas eu sinto emagrço

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Fonte: ClimaTempo