Joinville, 29 de Julho de 2014

Comer antes de dormir engorda?

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Não é o que você ingere antes de dormir que pode fazer você engordar, mas sim o que você comeu ao longo de todo o dia. Não importa quando as calorias foram consumidas, e sim quantas delas você colocou para dentro do seu organismo e não as gastou.

É verdade que não devemos consumir carboidratos antes de dormir, pois durante o sono o organismo sofre uma redução metabólica, ou seja, nosso metabolismo está mais lento. Portanto, ao ingerirmos alimentos como carnes gordurosas, frituras, massas e doces, as calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura.

Durante a noite o nosso organismo precisa de poucas calorias, pois dormir não exige tanto do nosso corpo. Não é nada aconselhável comer carne vermelha, ou um prato de arroz com feijão antes de se deitar. A alimentação pesada levará horas para ser digerida, e a chance de engordar aumenta, e muito.

Quando comemos a noite e vamos dormir, as calorias consumidas serão absorvidas e não serão gastas, portanto pessoas que tendem a jantar e ingerir principalmente carboidratos e dormir em seguida, ou fazem uma ceia farta antes de deitar são mais propensas a engordar do que as que têm um jantar leve.

Consumir alimentos leves, como a maioria dos legumes, saladas, carnes brancas como peixes e frangos, gelatina e beber bastante líquido, matam a fome, não prejudicam o sono e são alimentos com baixos índices calóricos.

Alguns legumes como pepino, berinjela e pimentão são de difícil digestão e não devem entrar no cardápio noturno, assim como a pele da superfície do frango, que é muito gordurosa.

Com ou sem fome, você deve alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia, inclusive o jantar e ceia. Assim, naturalmente, o organismo se acostuma a comer uma quantidade menor de alimentos, porém, várias vezes ao dia. Apenas escolha os alimentos certos a noite.

Dicas do que comer antes de dormir

Quando se trata de fazer uma refeição antes de dormir, o mais indicado é se alimentar pelo menos 2 horas antes de ir para cama.

  • Um copo de leite quentinho, servido antes de dormir, auxilia em uma noite tranqüila. Acrescente cereais e mel e deixe seu alimento mais saboroso e saudável.
  • Sopa – Os cremes como o de mandioquinha e o de palmito são os preferidos para os dias mais frios. Também vale enriquecer as sopas com legumes, verduras e carne magra e prepará-las com azeite.
  • Lanches – O melhor é prepará-lo com pão integral e incluir verduras, legumes e proteína – como atum, peito de frango ou blanquete de peru light. Para completar, suco de fruta ou mesmo a própria fruta de sobremesa.
  • Salada – Mescle verduras de folhas verde-escuras, como rúcula e agrião com as de folhas verde-claras, como alface, acrescente legumes cozidos no vapor e uma porção de carne magra grelhada. Acompanhe com um suco natural.

O que você não deve comer para não engordar e atrapalhar também seu sono:

  • Alimentos gordurosos;
  • Sucos de caixinha, ricos em açúcar;
  • Fique de olho nas sopas prontas, elas contém muito sódio, o que provoca a retenção de líquidos. O ideal é preparar sopas caseiras ou opte pelas versões light e com menos sódio;
  • Álcool – Ao contrário do que falam, as bebidas alcoólicas não favorecem o sono. Quantidades altas podem ser prejudiciais, pois estimulam o sistema nervoso.

É verdade que não devemos ingerir carboidratos antes de dormir, pois durante o sono o organismo precisa menos de energia? Um alimento tem por exemplo 100 kcal se for ingerido de dia mas se for a noite pode contar como 130 kcal , por exemplo?

As pessoas não engordam quando consomem o tanto de calorias que gastam.

Durante a noite o nosso organismo necessita de poucas calorias porque dormir nao exige tanto do nosso corpo.

Precisamos de calorias para manter o nosso corpo em perfeito funcionamento, mas nao precisamos de calorias para correr por exemplo.

Quando comemos a noite e vamos dormir, as calorias consumidas serão absorvidas e não serão gastas, portanto pessoas que tendem a jantar e dormir em seguida, ou fazem uma ceia farta antes de deitar são mais propensas a engordar do que as que tem um jantar leve.

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4 Comentários
  1. Maria Ribereiro da Costa

    Gostaria de saber se fazer exercicios na academia como :
    aerobica 60 bicicleta 20 e 20 de esteira e depois fazer uma caminhada a seguiar noturna de 60 e não jantar a juda a emagrecer?

    Maria/ São Paulo-SP

    • Olá Maria,
      As atividades fisicas que você citou ajuda e muito no processo de emagrecimento, porém ficar sem jantar não vai fazer você eliminar peso, pois você vai precisar de energia para poder ealizar os exercícios e sem os alimentos necessários, seu metabolismo vai ficar lento. O ideal é fazer refeições ricas em vitaminas, nutrientes e pobres em gordura e açúcar. Aí sim, você vai emagrecer.

  2. Duarte dos santos Duarte

    Olá.
    Eu ando no Ginásio e quero aumentar massa muscular mas além disso é preciso uma boa dieta e descanso. Gostava de saber se posso ingerir um suco natural(Batido) durante as Refeições, dizem que engorda. É verdade ou mentira?

    • Existem profissionais que acreditam que não se deve tomar líquidos, (incluindo a água) junto das refeições porque ela diluiria o suco gástrico, prejudicando assim a digestão. Outros dizem, que a água é absorvida no exato momento em que é bebida, portanto não existe como ela prejudicar a digestão.
      Tomar suco natural e nao tomar refrigerantes é uma troca valiosa, ja que refrigerantes fornecem apenas calorias, enquanto que um copo de suco, muitas vitaminas e minerais.Tomar liquidos junto das refeições, é um hábito, e como todo hábito, é muito difícil de ser mudado, portanto moderar a ingestão de liquidos durante as refeições evitando exageros é essencial.

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Fonte: ClimaTempo