Joinville, 19 de Abril de 2014

Reduzir ou eliminar a celulite é possível sim!

Compartilhar:

A maioria das mulheres possui e sabe os problemas que a celulite causa – não só físicos, mas psicológicos. É uma guerra contra os furinhos que aparecem principalmente nas pernas e bumbum, mas que podem ser eliminadas ou reduzidas com uma dupla infalível – alimentação balanceada + atividade física. E se você ainda acha que não tem solução, existem excelentes tratamentos de última geração que exterminam a celulite e a gordura localizada.

Em geral, os fatores responsáveis pelo aparecimento dos furinhos indesejados são decorrentes principalmente da qualidade de vida, como obesidade, sedentarismo, alimentação rica em açúcar e gordura, pouca ingestão de água e disfunções intestinais. Segundo médicos e pesquisadores, esses itens são os fatores primordiais para o surgimento da celulite. O excesso de toxinas, sódio e conservantes presentes em alimentos industrializados contribuem para o aumento da celulite e retenção de líquidos. E se a quantidade de água não for o suficiente para diluir essas toxinas, elas ficarão retidas no seu organismo e se estocando no tecido adiposo. Genética pode influenciar, mas se você herdou esse “probleminha” de família, o esforço tem que ser um pouco maior, pois reduzi-la ou eliminá-la é possível com a mudança do seu estilo de vida e a adoção de uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e tratamentos específicos.

Deixe para os momentos especiais um pedaço de pizza ou bolo de chocolate. De vez em quando somente não vai fazer aparecer celulite no dia seguinte, e sim a prática constante de consumir alimentos ricos em gorduras ou nutrientes. Se você se alimenta de forma saudável todos os dias e pratica alguma atividade física, com certeza um “deslize” de vez em quando será inofensivo, desde que depois você capriche na desintoxicação desses alimentos.

MITOS E VERDADES SOBRE A CELULITE

VERDADE

Refrigerantes e bebidas alcoólicas podem aumentar o quadro de celulite. Como são bebidas industrializadas, ricas em sal e pobre em nutrientes, favorecem a intoxicação e retenção de líquidos e dificulta a circulação.

Quantidade adequada de água, nem mais nem menos. Os líquidos, especialmente a água, atuam na limpeza do corpo, expulsando toxinas e impedindo o estoque de gordura. Além disso, ajudam na elasticidade da pele, hidrata e auxilia na circulação sanguínea.  2 litros por dia é o recomendado.

Pílulas anticoncepcionais auxiliam na retenção de líquidos, pois os hormônios femininos interferem na circulação sanguínea.

Calça jeans justa pode agravar o problema, principalmente se a usuária mantém um estilo de vida sedentário. O tecido justo interfere na oxigenação das células e na circulação sanguínea, fazendo com o que o aspecto “casca de laranja” apareça.

Várias refeições ao dia em pequenas porções facilitam na digestão e aumentam o metabolismo. Com isso, sua fome ou vontade de comer  será menor e o organismo enviará menos reservas para os depósitos de gordura.

Mastigar bem os alimentos faz com que a chegada do alimento ao estômago seja lenta, levando maior tempo para o órgão mandar mensagens ao cérebro diminuindo a vontade de comer mais. De 15 a 20 minutos deve ser o tempo de resposta de cérebro que você já está satisfeita com aquela quantidade. Portanto, não faça suas refeições com pressa ou juntamente com outras atividades como assistir TV, ler emails ou jornais. Você não prestará atenção na quantidade de comida que está ingerindo e no tempo.

MITO

Só as gordinhas têm celulite. Não é verdade. Muitas mulheres que estão com o corpo em dia ou no peso ideal sofrem desse mal. Isso porque a celulite não está relacionada ao peso em sim a qualidade dos alimentos ingeridos. Uma magrinha, que não tem tendência a engordar, pode apresentar os furinhos se os hábitos dela forem sedentários.

Esfoliação não contribui para o combate da celulite. Contribui sim. Qualquer método de esfoliação retira as células mortas da pele, renovando o tecido e auxiliando na circulação. E a prática também prepara o corpo para receber cremes de tratamentos, permitindo que a absorção do produto seja mais profunda.

Abaixo segue uma lista de dicas para você seguir e se sentir linda em frente ao espelho.

Primeiro passo: Alimentação

Para prevenir a celulite ou reduzi-la significativamente, você deve iniciar uma dieta desintoxicante com muitas, legumes, frutas e deixando de tomar chá preto, chá mate, café e bebidas alcoólicas. Tirando o chá preto e o mate, existem ervas que ajudam você a vencer a guerra contra o aspecto “casa de laranja” como a salsaparrilha, sálvia, chá verde, chá branco, alecrim, centella asiática.

Inclua ração humana no cardápio. Não se assuste com o nome, pois esse alimento é feito com ingredientes naturais que contribui para uma alimentação saudável. É riquíssimo em proteínas, ferro, fibras e tem baixo teor de gorduras saturadas. Misturá-la em sucos, saladas e iogurtes são ótimas opções.

Consuma frutas. Morango, abacaxi, laranja, limão e maçã são ricos em vitamina C, possuem fibras e agem no corpo como diuréticos, facilitam a circulação sanguínea, reduz a retenção de líquidos e sem contar que são antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Evite alimentos enlatados, pois possuem quantidades enormes de conservantes. O  sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos industrializados e molhos como shoyo e inglês e temperos prontos. A lactose (açúcar do leite) também pode exercer essa função negativa, devendo esse ser consumido com moderação. Reduza a gordura da dieta, pois contribui para a elevação de células do tecido adiposo e em seguida o aumento de peso.

Linhaça diariamente e de preferência seu farelo cuida do coração e do bom funcionamento do intestino. E a linhaça ainda possui vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e zinco, importantes nutrientes que agem contra os sinais do tempo.

Azeite – rico em gorduras boas, contribui na absorção de vitaminas lipossolúveis que age no combate ao processo inflamatório das células e assim amenizando a celulite. Mas deve-se consumir apenas uma colher ao dia. Azeites de oliva, canola, milho e girassol são excelentes opções para substituir o tradicional óleo de soja.

Prepare sucos no liquidificador com pepino em casca, ração humana, cenoura e beterraba. Além de refrescantes, esses alimentos possuem ação desintoxicante, antiinflamatória e combate a retenção de líquidos. Para não enjoar, alterne os dias tomando também suco de abacaxi, hortelã e gengibre, este responsável pela queima de gordura, pois acelera o metabolismo.

Segundo passo – Atividades físicas regularmente

Praticar algum tipo de atividade física não é nenhum segredo para quem quer manter o corpo em forma, a saúde em dia e a auto-estima elevada. Para quem não é adepto de academias, pode optar por caminhadas a passos rápidos e corridas ao ar livre. Atividades aeróbicas emagrecem e conseqüentemente reduzem ou até eliminam a quantidade de celulite se você fizer com freqüência e aliar a alimentação saudável.

Se você está dentro do seu peso ideal e não quer emagrecer, mas tem celulite, deve praticar atividades cardiorrespiratórias também. A musculação sozinha não elimina a celulite. A primeira vai agir para eliminar a gordura e a celulite e a segunda para definir os músculos.

Para resultados mais rápidos, a freqüência de treinamento deve ser de pelo menos 3 vezes por semana.

Terceiro passo – Tratamentos para a celulite

A guerra contra os furinhos só começa a dar resultados quando você sabe em que grau eles se encontram, pois existem muitos métodos de acordo com o seu estágio (que pode ser de grau 1 a 4). E para não errar na escolha do tratamento, procure clínicas especializadas que vão lhe oferecer o tratamento mais adequado para eliminar a celulite.

Grau 1 – Fase inicial da celulite, onde ela aparece somente se a pele for pressionada ou os músculos comprimidos. Neste grau, as chances de melhora são de 100%.

TRATAMENTO IDEAL: DRENAGEM LINFÁTICA E ENDERMOLOGIA. Estimula a circulação sanguínea, elimina as toxinas do corpo, reduz a retenção de líquidos e favorece as funções urinárias e intestinais. Pelo menos 10 sessões para um resultado satisfatório.

Grau 2 – A má circulação compromete a epiderme, favorecendo o aparecimento da celulite. Também começam a se formar edemas, surgem vasos de cor roxa próximos da região afetada e não precisa pressionar a pele para verificar os furinhos.

TRATAMENTO IDEAL: ULTRASSOM. Estimula a circulação sanguínea e o sistema linfático. Rompe as células de gordura do organismo, uniformiza a pele, combate o inchaço, relaxa os músculos e elimina as toxinas. 10 sessões de 02 a 03 vezes por semana é o adequado.

Grau 3 – as fibras de sustentação da pele – colágeno e elastina, então endurecidas nesta fase mais avançada. Os furinhos estão mais acentuados com o aspecto casca de laranja. Com a retenção de líquidos, algumas regiões ficam inchadas e os nódulos da celulite são sentidos ao toque sem pressionar.

TRATAMENTOS IDEAIS: MESOTERAPIA E RADIOFREQÜÊNCIA. Os furinhos estão em estágio intermediário e sua melhora pode ser de 60% com o método correto. Esses tratamentos ajudam a queimar gorduras e melhoram a circulação sanguínea, eliminando toxinas e a retenção de líquidos. 5 a 10 sessões para resultados, mas na primeira sessão vpcê já nota melhoras.

GRAU 4 – Aparecem furos profundos e área com depressões, visíveis até sob as roupas. Surgem micro varizes, a região fica dolorida pelos edemas, provocam cansaço e dores nas pernas. As fibras formam nós e as células de gordura se agrupam e criam nódulos, por isso a aparência disforme.

TRATAMENTO IDEAL: CIRURGIA – Segunda a médica Priscila de Souza Pinto Abdalla, essa técnica difere da lipoaspiração, pois é mais superficial. É feita uma incisão de mais ou menos 1 cm, para a colocação de uma cânula própria que contém um “anel” em sua região extrema. Este “anel” rompe as fibras que causam o aspecto de “casca de laranja”, em movimentos repetidos. No primeiro movimento (ida) rompem-se as bandas e no segundo (volta) desprendem-se os acúmulos de gordura. É válido destacar que no procedimento não há aspiração em nenhum momento. Esse método não reduz todas as células de gordura, mas as resistentes ficam distribuídas mais uniformemente, o que faz com melhore a silhueta.

Todos esses procedimentos variam em valores e grau da celulite. Uma sessão de drenagem linfática pode custar e média R$20,00 enquanto a radiofreqüência R$100,00. Vale a pena consultar clínicas em Joinville que oferecem tratamentos eficazes, pois facilitam nas condições de pagamento e os resultados compensam o investimento.

Existem diversos outros tratamento eficazes para a celulite como Manthus, Carboxiterapia, Radiofrequência, Plataforma Vibratória, Endermologia, etc. Cada um com sua tecnologia e de acordo com a clínica e com o estágio da celulite. Todos esses métodos também prometem excelentes resultados.

Quarto passo – Cremes Anticelulites

Embora eles sozinhos não sejam milagrosos, eles podem potencializar a prevenção e redução a celulite se utilizados em conjunto com uma alimentação saudável e atividades físicas. Antes de passar qualquer creme, o ideal é fazer uma esfoliação para remover as células mortas, facilitar a absorção do produto pela pele e ativar a circulação sanguínea. É importante prestar atenção na forma como você passa o creme, sempre de baixo para cima ou para os que provocam calor local, em movimentos circulares. Jamais pressione como os dedos ou aperte com força se o seu grau de celulite for avançado, pois pode provocar ainda mais edemas.

Na hora de escolher, verifique os rótulos e opte por produtos quem contenham casbocisteína, carnitina, elastinol, retinol, algas marinhas, arnica, gingko biloba e vitamina E.

LISTA RÁPIDA DE ALIMENTOS QUE AJUDAM NO COMBATE A CELULITE

- Arroz integral

- Aveia

- Castanha-do-pará

- Água de coco

- Folhas verdes escuras

- Azeite de oliva

- Chá verde e branco

- Centella asiática

- Frutas

- Pepino

- Linhaça

- Cenoura

- Água

- Gengibre

- Canela

A ingestão destes alimentos auxilia na prevenção da celulite, porém é extremamente importante aliar com exercícios físicos, uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, HHS (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA), NIH (National Institutes of Health, EUA), Site Médico

O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui  o aconselhamento médico, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento. Se você acha que pode ou está tendo  uma emergência médica, ligue imediatamente para um especialista.

Compartilhar:
3 Comentários
  1. legal,gostei muito.

  2. Gostei muito das Dicas. Obrigada por partilhar conosco.

  3. Jacqueline Pípolo

    Boa tarde! Gostei muito da matéria. Realmente tira as dúvidas. Obg! (;

Deixe seu comentário

Previsão do tempo para:
[X]
  Joinville / SC Assista o vídeo
19/04 Sáb
27ºC
21ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
20/04 Dom
24ºC
20ºC
Chuvoso durante o dia e a noite
21/04 Seg
24ºC
18ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
22/04 Ter
27ºC
19ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Fonte: ClimaTempo