Joinville, 23 de Abril de 2014

Aceto Balsâmico só serve para regar salada?

Compartilhar:

O Vinagre Balsâmico ou Aceto Balsâmico é um vinagre aromático, agridoce de forte sabor, conhecido na Itália há mais de 1.000 anos. Porém, só começou a ser produzido em grande escala, com objetivos comerciais, a partir do século XIX. Antes disso, era uitlizado como dote de noivas, oferecido como presente especial ou saboreado como licor. Até hoje existe uma competição anual, em Spilamberto, na Itália, para decidir qual o melhor vinagre balsâmico caseiro produzido no ano.

O Aceto Balsâmico é elaborado a partir de uvas do tipo Trebbiano e Lambrusco, produzidas no norte da Itália. Estas uvas são colhidas na sua maturidade máxima, época em que estão mais doces. Após são secas ao sol e depois prensadas ou amassadas, para a extração do suco, o qual é fervido lentamente até virar um concentrado. Este concentrado é resfriado e transferido para um barril, onde permanece para fermentação. Assim, ele matura e evapora, concentrando ainda mais o sabor.

Um bom balsâmico deve ser maduro. Quanto mais envelhecido, mais saboroso e mais alto será seu preço. Um vinagre aromático de boa qualidade deve ser usado com moderação, principalmente como um tempero na sua forma natural. Versões inferiores são ideais para temperar alimentos que vão ao fogo, tais como frango, peixe e vegetais.

E quais são seus benefícios?

Assim como o vinho, esse tipo de vinagre é rico em flavonóides, substâncias que protegem as células e auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. “Também apresenta arginina, componente que participa da formação de óxido nítrico e, com isso, contribui para relaxar as artérias e evitar a hipertensão”, afirma Mariana Braga Neves, nutricionista da Clínica Nutrício, em Belo Horizonte. O tempero ainda favorece a produção de suco gástrico, otimizando a digestão e a absorção de nutrientes. Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem o aparecimento de tumores cancerígenos.

Além de temperar saladas, sopas e guisados, a seguir, algumas deliciosas sugestões para o uso do Aceto Balsâmico:

  • Use-o em marinada de carnes;
  • Coloque algumas gotas em morangos frescos ou sorvete de morango;
  • Misture com manteiga derretida, na quantidade desejada, e faça um molho rápido para grelhar carne ou peixe;
  • Espalhe sobre legumes cozidos como aspargos ou feijão verde;
  • Ferva o vinagre, reduzindo-o até obter um molho grosso e encorpado para temperar carnes, peixes ou macarrão.

Fonte: Italia Oggi

Compartilhar:
5 Comentários
  1. poxa ,tudo que eu precisava saber sobre o vinagre balsamico!!!! valeu

  2. como devo usar o vinagre balsâmico para emagrecer

  3. Olá querida Iara,
    Você pode utilizar o aceto balsâmico para temperar saladas. Ele sozinho não emagrece, você deve aliá-lo à hábitos saudáveis para que os resultados sejam bem maiores como a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos com pouca gordura ou açúcar.
    Abraços e estamos a disposição.

  4. Boa tarde e obrigada pelas dicas.
    Um tempo atrás comi em uma festa um queijo tipo grana padano que vinha acompanhado de uma molheira com um molho escuro. Me falaram que aceto balsamico. Voces conhecem esta utilização? Será que se deixar reduzir como indicado, sem nenhum outro ingrediente, ficará bom?
    Obrigada,
    Estela

  5. nao conhecia aceto balsamico ate ver num filme, ai a curiosidade me bateu, e comecei a usa-lo, gostei mto,e com estas informaçoes, agora sei o quanto e saudavel , obrigado, fiquei mto satisfeito em conhecer melhor o aceto balsamico.

Deixe seu comentário

Previsão do tempo para:
[X]
  Joinville / SC Assista o vídeo
23/04 Qua
23ºC
19ºC
Nublado com chuva de manhã. À tarde e à noite pode garoar.
24/04 Qui
22ºC
18ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
25/04 Sex
24ºC
18ºC
Nublado com aberturas de sol à  tarde. Pode garoar de manhã e à noite.
26/04 Sáb
22ºC
16ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Fonte: ClimaTempo