Joinville, 01 de Agosto de 2014

Semente de Chia – superior a Linhaça e Quinua

Compartilhar:

Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica está sendo redescoberta pelos nutricionistas e está ganhando rapidamente uma enorme popularidade, seja na alimentação humana ou na dos animais. Atualmente, a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. A variedade de sementes brancas é designada como Salba.

Na Era Pré-Columbiana, as sementes de chia eram um componente das dietas astecas e maias. A chia representava a ração de sobrevivência dos guerreiros astecas, principalmente porque precisavam de muita força e resistência física. 2 colheres de sopa destas sementes conseguiam sustentar um guerreiro que marchava durante 24 horas. Os astecas pagavam os seus impostos com estas sementes que eram, também, utilizadas como moeda.

A chia pertence, exatamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contato com a água. Um pouco de  sementes de chia em um copo de água, e já constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso, por isso essa semente causa saciedade.

Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarréia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.

A semente de chia é um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque é uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em em ácidos graxos ômega 3. Ainda mais rica do que a Quinua, por exemplo.

Proteínas, vitaminas e minerais

Outra característica relevante é que a semente apresenta maior teor de proteína se comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta.

A chia pode ser usada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.

Chia é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea.

Sugestão de consumo: pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais, iogurtes, sobre saladas, arroz, etc. Pode ainda moê-las e adicioná-las à farinha para fazer pão. Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso. Como as sementes conseguem absorver várias vezes o seu peso de água formando uma espécie de gelatina são ótimas como substituto do ovo. E ela é de fácil digestão, assim, você não precisa triturá-la como no caso da linhaça para poder consumir.

Dose a ser ingerida: pode ser consumida pura ou misturada também com as frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições. Ela pode ser encontrada de três maneiras – in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

Benefícios da semente de chia:

  • A mais rica fonte de Ômega 3 e fibra na natureza
  • 6 vezes mais cálcio do que o leite inteiro
  • 3 vezes mais ferro do que o espinafre
  • 15 vezes mais magnésio do que os brócolis
  • Combate inflamação: a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

A semente de chia pode ser adquirida em qualquer lojas de produtos naturais.

Contraindicações:

Qualquer pessoa pode consumir a semente de chia. Mas, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Assim, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada.

Leia mais matérias em Alimentação Saudável –  EmagrecimentoBeleza e Saúde

Clique e encontre AcademiasNutricionistas e Lojas de Produtos Naturais em Joinville

Ainda não curtiu nossa Fan Page no Facebook? Então clique aqui

O Portal em Forma tem caráter informativo fundamentado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho profisisonal na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.

Este é um material exclusivo do Portal em Forma. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital,  de acordo com a lei 9610/98.  O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.

 

Fontes: Wikipedia, Cristiana Arcangeli, Abril

Compartilhar:
66 Comentários
  1. Estou gravida de 6 messes,ja vi que não tem problema algum em consumir o produto mas gostaria de saber a quantidade e quantas vez ao dia,e tb qual o mais indicado farinha,oleo ou semente.Obrigada

    • Olá Sandra,
      O ideal é de uma colher por dia e você pode consumir da maneira que desejar: farinha, óleo ou semente, mas cuidar com o excesso ok?
      Um abraço da equipe Portal em Forma

  2. como posso aliar a semente de chia no jantar?qual a quantidade tomar para ajudar a emagrecer?

    • Olá Sueli, já enviamos a resposta também por email ok?
      A quantidade ideal diária é de duas colheres (30gr) e de preferência consumir antes das refeições (para promover sensação de saciedade) ou então colocá-la em saladas, arroz, na massa de pão misturada com o trigo, sobre carnes magras. E a Chia não interfere no sabor, por isso ela é bem utilizada.

      Esperamos ter respondido às suas dúvidas e qualquer coisa, estamos à disposição.

      Abraços,
      Equipe Portal em Forma

  3. Gostaria muito de consumir a chia, mas fiquei sabendo q quem usa anticoagulantes não pode fazer uso dela? Isso é verdade?

  4. Qual a guantidade para crianca tomar por dia.obrigada

    • Olá Claudia,
      Por ser um alimento saudável, a Chia pode ser consumida por crianças e adolescentes também.E ingerida de diversas formas: espalhada em cereais, iogurtes, saladas ou adicionada na bebida. O ideal é de no máximo 1 colher por dia.
      Abraços

  5. Clarice de gregri stochero

    comecei a tomar essa seamna.aguardo que de certo.fiquei eliz em conhecer esse cereal.

  6. Boa Tarde!!

    Eu queria saber se uma criança de 2 anos pode consumir???
    E qual é o mas recomendado para dar para as crianças o grão, o óleo ou farinha??
    Obrigado!!

    • Olá Miriam
      Pode consumir sim, porém é melhor consultar o Pediatra de seu neném, pois somente ele pode verificar se há alguma restrição na alimentação do seu filho. E o melhor é o grão ou a farinha, misturados com iogurtes e papinhas.

      Abraços :-)

  7. Estou planejando engravidar. Tem algum problema eu fazer uso da chia? Não vai trazer nenhuma má formação no feto?

    • Olá Andressa,
      Sem problemas consumir Chia antes e durante a gestação. É um alimento saudável e bastante nutritivo.
      Abraços e tudo de bom pra você !!!

  8. Gabriela coltre

    Fiz cirurgia bariatrica (capela) a 8 dias, posso fazer o uso da farinha se chia???

    • Ola Gabi,
      Pode sim, a princípio não há problemas, pois é um alimento natural, mas consulte seu médico para avaliar suas condições de se alimentar normalmente.
      Boa recuperação e sucesso para você. :)

  9. Olá,
    Gostaria de entender melhor. Se a chia é para ser consumida 30 minutos antes das principais refeiçoes, como podemos estar consumindo em sucos, iogurtes, e crianças em papinhas se estas fazem parte de uma das refeiçoes? Qual seria a sugestão?

    • Olá Goretti,
      A Chia é um alimento extremamente saudável e nutritivo e dependendo do seu objetivo, há maneiras diferentes de consumo. Caso você queira emagrecer, a Chia deve ser ingerida meia hora antes das refeições, para que ela lhe proporcione saciedade e menos fome consequentemente. E por ser saudável, por isso recomanda-se seu consumo nos sucos, saladas, iogurtes…
      Abraços

  10. Gostaria de saber se a semente de chia pode ser consumida por crianças, tem uma idade determinada??? se sim qual a melhor forma e quantidade???

  11. Gostaria de saber se a semente de chia ajuda no tratamento da prostata. Obrigado

    • Olá Fausto,
      A Chia é um alimento rico em Ômega-3, que oferece grandes benefícios com relação a saúde do homem, por isso ela auxilia nos tratamentos de Próstata. Porém, ela não pode ser considerada um medicamento e também a única fonte de tratamento. A Chia é bastante nutritiva e deve estar aliada à hábitos saudáveis e ao acompanhamento de um médico.
      Abraços

  12. Olá,

    Eu tenho 33 anos e sou hipertensa, há mais ou menos 1 ano fiz uma cirurgia para retirada de vesícula, apesar de ser uma pessoa magra pois peso 52kg e tenho 1,60m, tenho esses probleminhas… Bom, ultimamente não tenho conseguido fazer atividades físicas e tenho levado uma vida mais cedentária, para ajudar tenho feito uso diários de óleo de coco e linhaça, tomo um iogurte com a linhaça e o óleo de coco todos os dias no café da manha. Gostaria de saber se a chia pode ser consumidade junto com a linhaça e o óleo de coco, e se existe alguma restrição por não estar fazendo atividades fisícas.

    • Olá Elisa,
      Passamos seu comentário para a nossa Nutricionista para lhe dar uma orientação mais detalhada. Enviaremos para o seu email ok?
      Abraços da Equipe Portal em Forma

  13. Andréia Brandão Munhoz

    Olá, gostaria de saber se posso consumir chia, linhaça e ração humana todos os dias, começei a tomar tem dois dias e estou sentindo muito sono,isso é normal? pode usar todos os cereais?
    Obrigada.

    • Olá Andreia,
      Pode sim, desde que seja no máximo 30gr por dia, pois por mais que sejam extremamente saudáveis, são gorduras e em excesso e não aliadas à prática de atividades físicas pode ocorrer o sobrepeso.
      Não deixe de consumir chia e linhaça Andréia, os benefícios são enormes para a nossa saúde e nossa boa forma, mas lembre-se como qualquer outro alimento, moderação. :-)
      Abraços

  14. Atá agora não entendi a quantidade recomendada, num post no dia 15/ 3 vocês falam que o máximo é de 1 colher por dia e em outros post como o do dia 29/2 e 23/5, vocês dizem que é 30 gramas ou duas colheres. Afinal de contas qual a quantidade recomendada?

  15. olá tenho 21 anos peso 54k e tenho1,59 de altura e não quero emagrecer, qual a dose diaria recomendada de chia?
    e outra duvida pretendo engravidar, quando eu estiver amamentando posso consumir a chia,? e que dose por dia? obrigado

  16. Eliene Andrade

    Gostaria de saber de uma nutricionista se pode fazer uso da chia ,alguém que já esteja tomando capsula de Omega 3 e Cálcio . Pois minha mae tem 73 anos e esta com medo de misturar esses três produtos. Peco que se possível me enviar uma resposta pro meu e-mail ,desde já agradeço pela atenção.

  17. Boa tarde. Faço uso diário de 1 capsula de 1000mg de omega 3 e gostaria de saber se posso consumir a farinha de chia (1 colher ao dia).

  18. Olá boa noite !! Gostaria de saber se crianças podem tomar essa chia, e crianças de quais idades?

    • Olá Léia,
      Crianças também podem fazer o uso da Chia sim, pois ela não apresenta nenhum risco, por ser um alimento natural e saudável. Mas não passe de uma colher ao dia ok?
      Abraços ;)

  19. Boa tarde! Fiquei sabendo a respeito desta semente de chia hoje e gostaria de saber se quem toma anticoagulante marevan 5mg e losartana potássica 25 mg pode fazer uso dela, e se a semente ajuda a desinchar?
    Obs.: tive trombose na perna direita que resultou em uma embolia pulmonar. Abraços e muito obrigada.

    • Olá Jacque,
      A chia é um alimento saudável e natural e a princípio não oferece riscos para a sua saúde, desde que consumida no máximo 30gr ao dia (2 colheres de sopa). Ela ajuda a regularizar as funções intestinais, por isso a sensação de desinchar, mas você deve consumir esse alimento sempre aliado à hábitos saudáveis ok?
      Abraços :)

  20. Olá gostaria de saber se durante a amamentação posso fazer ingestão da chia? e qual a quantidade?

  21. Estou amamentando e preciso saber se posso consumir a semente de chia?
    OBRIGADA.

    • Pode sim Mamãe Cleidi,
      A Chia é extramamente saudável e rica em nutrientes até mesmo para seu neném, mas , no máximo 2 colheres por dia ok?
      Beijos ;)

  22. Meu marido faz uso de marevan e tegretol quero saber se há algum problema ele tomar a Chia?

    Obrigada.

    • Olá Margarete,
      O mais correto é conversar com o médico dele, mas a Chia não traz complicações para quem toma medicamentos. É um alimentos extremamente natural e saudável.
      Abraços

  23. Miguel flavio

    eeses comentarios estao muitos controversos,uns mandam tomar 01 colher de sopa de chia,outros mandam tomar 01 colher de cha,qual a dose certa?me esclaressa por favor.

    • Olá Miguel, 01 colher de sopa = 15 gramas e é essa a medida correta para o consumo da Chia. No caso adultos, 2 colheres, crianças 1 colher, ok?
      Abraços

  24. Após recente programa de televisão em que intervieram 3 médicos, comecei a tomar sementes de chia. O objectivo nãp é peder peso, pois
    considero-me com o peso quase normal [1,71 mt - peso entre 68,5 69,5 Kgs.], mas sim manter-me saudável.( tenho 73 anos)
    Ao pequeno almoço tomo: 2 colheres de flocos de aveia fervidos num tacho c/ 1/2 lt. leite durante 4 minutos, depois acrescento 1 colher de semetes de chía, bagas de gogi e 1/2 banana em rodelas.
    A minha perganta é: – estou a utilizar as sementes corretamente c/ as badas de gogi, dado que estas são anti-oxidantes e poderão alterar
    o teor da chía.

  25. gostaria de saber se tomar só quinua e a chia para gordura localizada vai resolver sem excercicio e quanta quantidade tenho que consumir?

  26. gostaria de saber se a chia pode ser misturado com o chá verde?devo tomar apenas um produto ou posso misturar os dois para que haja mais efeito na perca de peso?fazendo dieta e atividades físicas diárias.

  27. boa noite , comecei a tomar chia por dois dias por recomendaçao da nutricionista pois estou com a taxa da glicose um pouco alta mas senti que ela me inchou e nao conseguia ir ao banheiro tomava com adoçante e limao num copo de agua uma colher de sopa de manha em jejum , devido ao problema parei por alguns dias e tomei um iogurte regulador que entao consegui ir ao banheiro voltei a tomar a chia juntamente com o iogurte mas mesmo assim fiquei com duvidas estou pensando em tomar ela junto com agua de ameixa pela manha sera que posso?

  28. Boa noite, fiquei conhecendo a chia através da minha prima, que esta consumindo e já perdeu 3 kg, mas na realidade eu gostaria de saber se eu posso consumir a chia, pois a 4 anos me operei de vesicula.

  29. Ola eu fiz um mistura de sementes de chia farinha de linhaca e canela tomo todos os dias pela manha com leite desnatado morno essa mistura vira uma especie de mingau tem um sabor agradevel por causa da canela ttem alguma problema misturar os tres?podde me responder por email?obrigada

  30. Olá, gostaria de saber se a chia interfere no uso de medicamentos.
    Grata

    • Olá Fran
      A princípio ela não interfere porém é necessário conversar com seu médico. Não sabemos quais medicamentos você faz uso.
      Abraços

  31. Olá, devido ao pouco consumo de hortifruti, leite e derivados e ainda passar mal com refeições noturnas, há +ou- 6 meses optei pelo consumo dos shakes(herbalife) 2 colheres(sopa) e pó de proteína isolada de soja 1 colher de(sopa) com 250 ml de suco ou água no café manhã e jantar. Tomo tbém 1 cps de ômega 3 e Xtra-Cal(cálcio +D).Estou bem, tenho 60 anos com boa saúde, apenas hipertensão controlada, não tenho sobre peso.Quero usar chia pelos seus benefícios.
    A pergunta é: 2 colheres(sopa) de chia substitui o ômega 3 e o cálcio?
    No aguardo de orientação, agradeço.

  32. BOM DIA
    POR FAVOR TENHO 130 KG E ESTOU COMEÇANDO A FAZER UMA DIETA, ME DISSERAM QUE A CHIA PODE ME AJUDAR MUITO, EU GOSTARIA DE SABER SE É VERDADE E QUAL A QUANTIDADE INDICADA PRA MIM NO CASO, TENHO QUE TOMAR MEIA HORA ANTES DO ALMOÇO E MEIA HORA ANTES DO JANTAR OU EU POSSO MISTURAR NA SALADA OU ARROZ E COMER, O EFEITO É O MESMO??, A MELHOR INDICAÇÃO É EM GRÃOS, PORQUE DIZEM QUE EM GRÃOS NÃO PERDE OS NUTRIENTES? FICO AGUARDANDO A RESPOSTA PARA PODER COMPRAR E COMEÇAR O DESFRUTAR DESTE BENEFÍCIO..!
    MUITO OBRIGADO
    VALDINEI

    • Olá Valdinei,
      A Chia realmente favorece o processo de emagrecimento desde que acompanhada de uma reeducação alimentar. Você tem um certo peso a perder, inclua alimentos ricos em fibras (como a própria chia) e procure cortar açúcar, farinha refinada branca e frituras.
      Com relação ao consumo da chia, antes das principais refeições podem fazer você sentir menos fome, por ela criar “um gel” no estômago provocando saciedade. Isso é positivo. Misturar no arroz ou na salada é bem bacana sim, mas são 2 colheres o recomendado, ok?
      Abraços

  33. ola…quero saber se poso misturar sementes de chia e raçao humana?

  34. Olá, gostaria de saber se quem tem estômago sensível pode fazer o uso da Chia, se pode causar problemas gástricos tipo diarréias pra quem já tem essa facilidade? Pode me responder por e-mail?
    Obrigada!

    • Complicado dizer viu, a chia acaba favorecendo o trânsito intestinal e quem já tem tranquilidade para “ir ao banheiro” pode apresentar alguma disfunção, nada negativo ou sério, mas pode ir mais vezes ao banheiro sim. O ideal é você experimentá-la e ver como seu corpo vai reagir. Mas faça essa experiência no final de semana, viu? Pois se você trabalha ou estuda, pode ser complicado…rs
      A chia é um superalimento e vale a pena incluir na sua alimentação, faça o teste e depois nos conte. Abraços

  35. Olá, eu estou gravuda de 29 semanas e gostaria de consumir a chia em capsula. Quantas eu devo tomar ao dia? Muito obrigada.

    • Olá Karina
      A semente de chia não tem contraindicações, porém é necessário que você questione seu médico para ele aprovar ou não o consumo da chia em sua alimentação. :) Beijos Mamãe

  36. Aloisio santana

    Gostaria de saber se semente de chia interfere na coagulaçao do sangue sou cardiopata e tomo anti coagulante diariamente.

  37. Do texto:
    2 colheres de sopa destas sementes conseguiam sustentar um guerreiro que marchava durante 24 horas

    Indicação:
    Dose a ser ingerida: pode ser consumida pura ou misturada também com as frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições

    2 colheres de sopa não é muito (114,6 CAL) O texto diz q um soldado marchava 24 seguidas se sustentando apenas com 2 colheres?

    Vi que 100g de Chia fornece 382 Cal que é menos q outras sementes como linhaça (410 Cal), gergelim (585 Cal) ou girassol (570 Cal)
    Obs: Cal = kcal

    2 Colheres de sopa (30g) só irão fornecer 114,6 Cal então fico em duvida a respeito de um soldado se alimentar só com duas colheres de sopa
    tem q ver o tamanho da colher dele rsssss.

    Mas realmente se 114,6 Cal evitarem q vc ingira 500 Cal ou mais já é um grande negocio, ainda mais com todo valor nutritivo que tem.

  38. Boa tarde, gostaria de consumir chia, linhaça e quinoa juntas. Quero de saber se é possível juntar as três e não ter problemas e a quantidade correta para consumi-las juntas.
    Obrigada.

Deixe seu comentário

Previsão do tempo para:
[X]
  Joinville / SC Assista o vídeo
02/08 Sáb
27ºC
18ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
03/08 Dom
28ºC
19ºC
Sol com algumas nuvens. Não chove.
04/08 Seg
24ºC
13ºC
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
05/08 Ter
18ºC
10ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
Fonte: ClimaTempo