Joinville, 31 de Julho de 2014

Benefícios do Gérmen de Trigo

Compartilhar:

O gérmen de trigo é um dos produtos mais nutritivos que temos à disposição. Além de conter 23 nutrientes, em 100 gramas de  gérmen de trigo encontramos mais nutrientes do que em qualquer outro grão ou vegetal.

Este alimento é muito rico em proteínas. Ele contém cerca de 28% do nutriente, superando até alimentos como a carne. O ser humano precisa de proteínas para reparar e construir músculos, além de ajudar os nutrientes a alcançar as células.

Nutrição garantida

A quantidade de nutrientes contidos no gérmen de trigo parece interminável. Ele contém mais ferro e potássio do que qualquer outro tipo de alimento. Outros nutrientes encontrados em grandes quantidades são: riboflavina, cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B1 e B3.

Devido ao alto teor em vitaminas do grupo B, entre as quais a presença da B12 torna-o num excelente anti-anêmico, é também rico em ácido fólico um poderoso antioxidante.

Para doentes diabéticos, a presença de vitamina B1 e E diminui a concentração de açúcar no sangue e na urina. O consumo diário de 4 a 5 colheres de sopa de gérmen de trigo deve ser utilizado como complemento à medicação utilizada, poupa a insulina, não a substituindo, mas facilitando a sua absorção a nível celular tendendo a normalizar o metabolismo.

Apresenta na sua composição Auxonas, substância que induz o crescimento, a multiplicação celular e regeneração dos tecidos. O consumo de vitamina B1 sem a presença de auxonas conduz a uma degeneração óssea e ao envelhecimento prematuro, daí que a sua presença em quantidade suficiente diminui a duração de estados convalescentes, aumenta o processo de renovação celular e de tecidos.

Assim conserva a juventude e a saúde geral. É durante o sono que as propriedades regenerativas do gérmen de trigo são mais ativas, não se devendo por isso descuidar a qualidade deste período de descanso.

Outra importante vitamina encontrada no germe de trigo é a vitamina E, que é útil na para combater o envelhecimento precoce das células e prevenir doenças cardíacas. Essa vitamina também ajuda a prevenir coágulos sanguíneos e fortalece o sistema imunológico.

Dessa forma, o germe de trigo é muito benéfico a todos, principalmente aos praticantes de atividades físicas que precisam manter o desempenho máximo. Ele é usado na dieta de atletas que visam melhorar a função cardiovascular e níveis de resistência. Quem precisa ganhar massa muscular também pode, ou melhor, deve incluir o germe de trigo em sua alimentação, pois como vimos, ele contém todos os nutrientes necessários para essa tarefa.

Como Consumir

Existem algumas formas disponíveis do gérmen de trigo. Uma delas, tipicamente encontrada em lojas de produtos naturais, é o gérmen de trigo tostado. Trata-se de uma espécie de farelo de trigo de uma cor amarelada e com aroma bem característico. O gérmen de trigo tostado é normalmente acrescentado na ração humana devido as suas importantes propriedades. Pode ser consumido diariamente na dose de uma colher de sopa cheia junto ao iogurte, frutas, saladas ou sobremesas.

Outra forma muito encontrada é o óleo de gérmen de trigo. Esse óleo é prensado a frio, o que conserva as propriedades do alimento. Normalmente, encontra-se diversas marcas do óleo de gérmen de trigo em cápsulas. Essas devem ser ingeridas de acordo com a recomendação do fabricante, pois a quantidade de miligramas pode variar de um produto ao outro.

Essas são algumas das razões pelas quais deve acrescentar o gérmen de trigo nos seus hábitos alimentares. Agora é incluí-lo na sua dieta, pois o gérmen de trigo é nutrição garantida.

Leia mais em Alimentação SaudávelBeleza e SaúdeEmagrecimento

Clique e encontre Lojas de Produtos Naturais e Nutrição Esportiva

Ainda não curtiu nossa Fan Page no Facebook? Fique por dentro das novidades

O Portal em Forma tem caráter informativo fundamentado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho profisisonal na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.

O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. Qualquer cópia será banida.

Fonte: Wisegeek / Definição Total / Alimentação Saudável

Compartilhar:
7 Comentários
  1. Arlete Pinto Rodrigues

    farelo de trigo e germen de trigo é a mesma coisa?

  2. Marisa Moraes

    Sou celíaca e preciso saber se o germén de trigo contém ou não GLUTÉN… Alguém pode me esclarecer??
    Desde já agradeço.

  3. Comprei um frasco de germe trigo, á 4 a 5 anos, tem estado fechado, será que ainda está bom ?
    Por aquilo que tenho lido, poderia aproveitá-lo para dar a canarios, na altura da postura das Aves?
    Obg.

    • Olá Herminio, tem que olhar a validade do frasco e procurar seguir o prazo de uso. Como faz muito tempo, pode ser que os efeitos jã se perderam do produto.

  4. pois tomo oleo de germen de trigo ja faz algum tempo,pois não tenho palavras p/dizer o quanto o mesmo é benefico p/mim em todos os aspectos.Gente ele é maravlhoso.Fico perdida quando não o encontro em farmacias.

Deixe seu comentário

Previsão do tempo para:
[X]
  Joinville / SC Assista o vídeo
01/08 Sex
28ºC
15ºC
Sol com algumas nuvens. Não chove.
02/08 Sáb
30ºC
18ºC
Sol com algumas nuvens. Não chove.
03/08 Dom
30ºC
15ºC
Sol com algumas nuvens. Não chove.
04/08 Seg
28ºC
17ºC
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Fonte: ClimaTempo